Portal do Governo Brasileiro

Amostragem

Amostragem de Produtos

O objetivo da amostragem é obter porção representativa do lote de grãos, com o intuito de indicar sua natureza, qualidade e tipo. Essa amostra deverá ter características similares, em todos os aspectos, às médias do lote do qual foi retirada, pois a quantidade de grãos a ser analisada é, em geral, muito pequena em relação ao tamanho do lote que se supõe representar.

Na recepção, antes da pesagem da carga que está sendo recebida, faz-se a pré-amostragem, visando determinar a qualidade e o teor de umidade do produto, pelo que se decide sobre seu destino, ou seja, se necessita de limpeza e secagem ou de armazenamento imediato.

O recomendado, porém, é se dispor de um aparelho homogeneizador de amostras, que faz esse serviço com qualidade. Ele tem um local de abastecimento no topo e o seu corpo é composto por cones de divisão com uma série de canais que se interconectam e terminam em dois ou mais lotes com massas uniformes, qualquer uma delas representativa da amostra original.

Em resumo, antes da descarga de um produto, é feita a amostragem, para determinar o teor de umidade e de impurezas, a classificação do produto e, no caso do trigo, a determinação do peso hectolítrico. Durante o armazenamento, a amostragem é feita para verificar a ocorrência de insetos, roedores, deterioração e o teor de umidade do produto, além da sua classificação.